PIPERACEAE

Peperomia quadrifolia (L.) Kunth

Como citar:

Tainan Messina; Eduardo Fernandez. 2012. Peperomia quadrifolia (PIPERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

211.888,607 Km2

AOO:

104,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

​A espécie ocorre nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Guimarães et al. 2012)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Eduardo Fernandez
Categoria: LC
Justificativa:

Espécie de distribuição média, provavelmente extinta no estado de São Paulo. Porém esta grave situação não ocorre nas demais regiões onde a espécie está presente. Em algumas regiões a espécie é registrada em mais de uma unidade de conservação, garantindo a manutenção da espécie.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Blum (2010) amostrou as comunidades de epífitas vasculares ao longo de um gradiente altitudinal em uma área de floresta ombrófila densa montana no Paraná e verificou que a 800 m de altitude P. quadrifolia ocorreu em 50% dos forófitos e apresentou dominância relativa de 0,5%, a 600m a espécie ocorreu em 90% dos forófitos e apresentou dominância relativa de 1% e a 400m a espécie ocorreu em 36% dos forófitos e apresentou dominância relativa de 0,3%.Petean (2009) amostrou as comunidades de epífitas vasculares sobre 55 forófitos em uma floresta ombrófila densa submontana no Paraná verificou que a espécie ocorreu em 23% dos forófitos.Kersten (2006) amostrou as comunidades de epífitas vasculares na bacia do Alto Iguaçu (PR), e verificou que na transição entre a floresta ombrófila mista e a floresta estacional semidecidual P. quadrifolia ocorreu em 13% dos forófitos.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Guimarães; Medeiros, 2009), principalmente em florestas montanas (Monteiro; Guimarães, 2008), mas também em florestas submontanas (Blum, 2010), floresta ombrófila mista e também na transição entre a floresta ombrófila mista e a floresta estacional semidecidual (Kersten, 2006).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A floresta ombrófila mista no Paraná, onde a espécie ocorre, encontra-se severamente desmatada devido ao uso indiscriminado da terra, e os remanescentes da vegetação estão restritos a fragmentos de tamanho pequeno (Kersten, 2006).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre nos Parques Nacionais da Serra da Canastra (Carvalho-Silva; Guimarães 2009) e do Itatiaia (Monteiro; Guimarães 2008).
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
P. quadrifolia é considerada extinta no estado de São Paulo (SMA, 2004).